0
Você não aguenta mais assoar o nariz, ou então olhar todos os rótulos e embalagens de alimentos para descobrir se pode comê-los? Ok, calma, alguns tipos de alergia tem cura.

Alergia tem cura?
Alergia tem cura?

A alergia é uma reação anormal e específica do organismo após sensibilização por uma substância estranha que não gera grandes problemas na maioria dos indivíduos, porém incomoda.

É uma doença cada vez mais comum e pode se manifestar de várias formas, desde eczema até choque anafilático, passando pela rinite alérgica(por exemplo, febre do feno). Existem diversos alérgenos presentes no ar e o sistema imunológico pode reagir muito fortemente a estas substâncias, que são na sua maioria inofensivas. Assim a alergia é uma reação excessiva do sistema imunológico contra uma substância que normalmente seria inofensiva (por exemplo o pólen).

Alergia tem cura?
Alergia tem cura?

Infelizmente, nem todas as doenças alérgicas podem ser tratadas com vacina, ou a chamada imunoterapia. Esse tratamento da alergia consiste na identificação dos antígenos (agentes causadores dos sintomas alérgicos) e, por meio de alguns testes, o médico dilui concentrações crescentes desses antígenos, que são aplicados por um período de dois a três anos, criando assim a tolerância. 

As vacinas funcionam bem contra todas as alergias respiratórias e picadas de insetos, assim como alergias alimentares. Em ambiente hospitalar, o paciente recebe diariamente quantidades muito diluídas e crescentes do alimento causador da alergia até que possa tolerar a ingestão sem crises. Já é possível dessensibilizar pessoas alérgicas a leite e clara de ovo.

Já a urticária, a alergia a medicamentos e de contato (intolerância a bijuterias, por exemplo) não podem ser tratadas, pois não têm um mecanismo de sensibilização mediado pelo anticorpo IgE, ao contrário das que podem ser tratadas.

Postar um comentário

 
Top