Pessoas com barriga saltada, mesmo que com o peso adequado, correm um risco maior de morrer - inclusive em comparação com obesos que apresentam uma boa distribuição de gordura.
O perigo de ser um falso magro |
Após analisar dados de 15184 americanos, os pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, perceberam que indivíduos considerados em forma, segundo o famoso índice de massa corporal (IMC) não são necessariamente saudáveis.
Se eles exibem uma barriga avantajada, chegam a manifestar risco até duas vezes maior de morrer por diversas causas do que aqueles que tem sobrepeso com gordurinhas bem alocadas. A hipótese seria a concentração de banha no fundo do abdômen, que é especialmente danosa. Ela pode levar a alterações como resistência à insulina e aumento de pressão. Para a cardiologista brasileira Thaís Coutinho, coautora do estudo, já passou da hora de os médicos irem além da simples medida de IMC e utilizarem a fita métrica para conferir a cintura dos pacientes.
Confira os dois cálculos que definem como está a sua forma física
Índice de massa corporal - Por não considerar onde se concentra a gordura, é uma medida complementar. Para calcular basta dividir seu peso (Kg), pela sua altura ao quadrado (em metros). O ideal é estar entre 20 e 25. Acima disso sugere sobrepeso.
Relação cintura/quadril - É mais confiável, embora não dispense avaliação médica. Com uma fita métrica, meça a circunferência da cintura e a divida pela do quadril. O resultado que indica boa composição corporal é menor que 0,9 para homens e menor que 0,8 para mulheres.
Confira os dois cálculos que definem como está a sua forma física |
Postar um comentário