0

Sim, é isso mesmo que você leu! Enquanto alguns se entregam, outros têm coragem para seguir em frente e mudar de vida. Esse é o lado bom da depressão!



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 121 milhões de pessoas têm depressão atualmente. Algumas estimativas dizem que entre 2020 e 2030, ela será a doença mais comum do mundo.

Clinicamente falando, a depressão não possui benefício algum: muitos se entregam a tristeza profunda, ao sofrimento e se paralisam. Com isso, se tornam incapazes de exercer as atividades cotidianas, e até sair de casa.

Porém, você já parou para pensar que existe um lado positivo na depressão? Embora difícil de acreditar, a depressão requer um profundo exercício de autoconhecimento e funciona como um processo de reflexão e mudança para o indivíduo.

A depressão é um transtorno na vida emocional, afetando o trabalho e o relacionamento afetivo daquele que possui e de quem convive, como amigos e familiares.

Pode ser classificada em leve, moderada ou grave, dependendo do nível dos sintomas de depressão apresentados. A doença pode ocorrer em qualquer faixa etária e atingir homens e mulheres.  Quem sofre de depressão possui um entristecimento patológico, que o deixa em estado de desestímulo e desesperança frente à vida. Assim a pessoa perde a capacidade de sentir prazer, de fazer projetos e de acreditar em si mesma.

Os sentimentos podem ser diversos, desde sensação de tristezas, até o desejo de morte, que pode se concretizar nos casos mais profundos.

Porque surge a depressão?

Embora atinja o córtex pré-frontal, que é responsável pela manutenção do humor, a depressão ataca o cérebro como um todo. O distúrbio desregula os neurotransmissores, que são estruturas responsáveis pela comunicação entre os neurônios do sistema cerebral, sendo que os mais atingidos são: serotonina, noradrenalina e dopamina.

A depressão também pode estar ligada à outras doenças, das mais variadas formas, sendo causa ou consequência, como alterações na tireoide por exemplo. Algumas medicações como corticoides e anticoncepcionais e abuso de álcool e drogas também são causas frequentes de quadros depressivos.

E qual é o lado bom da depressão afinal?


Tudo aquilo que nos causa crise é uma oportunidade única para definirmos novas expectativas de vida. A depressão desencadeia alterações na zona de conforto, provocando reflexões, sentimentos e novas decisões de como viver. O fato de ser possível superar dificuldades, doenças graves ou perdas importantes, leva a pessoa à outro gau de compreensão, de sentido da vida e proporciona desapegos necessários.

É preciso então, transformar as perdas que a depressão trouxe, em ressignificações. Há uma revisão nos valores e uma nova forma de relação com a vida, com as pessoas e consigo próprio. O surgimento de doenças graves, que colocam a vida em risco, também colabora para esse quadro. Essa situação é chamada de  síndrome do sobrevivente e se caracteriza por mudanças radicais na forma de vida, frequentemente para melhor.

Mais do que trazer novas percepções, a depressão pode ser vista como um degrau para que o indivíduo conheça melhor a si mesmo, podendo assim entender como o seu cérebro e corpo funcionam e a melhor maneira de lidar com cada situação. A busca pelo autoconhecimento é uma possibilidade de tirar proveito dessa experiência.

Mas, é preciso desejar, para conhecer o lado bom da depressão! 

Inspire-se no lado bom da depressão


O lado bom da depressão
J.K Rowling superou a depressão

Tanto pessoas comuns, quanto personalidades, foram diagnosticadas com depressão e não se deixaram levar pela doença! Muito pelo contrário, elas aproveitaram para tirar proveito da situação e encontrar o lado bom da doença. Suas histórias podem ser fonte de inspiração:

A escritora da série Harry Potter, a britânica Joanne Kathleen Rowling, mesmo com vários motivos para desistir, conseguiu dar a volta por cima e fazer muito sucesso.

J.K. se divorciou do marido, perdeu o emprego, teve que criar a filha sozinha e lidar com o distúrbio. Ela não se deixou abater e transformou sua dor em criatividade: escreveu uma das séries mais famosas dos últimos tempos. Antes de publicar sua obra, foi em várias editoras e recebeu vários nãos, o que favoreceu o retorno do quadro de depressão. A escritora conseguiu driblar a situação e publicar a história que idealizou, transformando seu período de depressão em uma das criaturas malignas do livro.


Thomas Edison, inventor da lâmpada também passou por depressão quando não conseguiu obter os resultados esperados em seus experimentos. Mas não desistiu, e chegou a fazer inúmeros testes até obter sucesso. 


O lado bom da depressão
O lado bom da depressão é encontrar formas de se superar
"Eu não falhei. Eu apenas encontrei 10.000 maneiras que não funcionam." Thomas Edison

Postar um comentário

 
Top