Alguns hábitos fazem a imunidade sofrer um leve queda, como beber, passar a noite em claro e as variações bruscas de temperatura. O frio e o tempo seco são motivos pelos quais as doenças respiratórias se tornam recorrentes no período do inverno. A associação de fatores como o frio, o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar comprometem as defesas do sistema respiratório, propiciando a estagnação e o ressecamento das secreções pulmonares. Isso favorece a contaminação por fungos, bactérias, vírus, e outros micro-organismos. Alguns hábitos comuns no período, como a maior permanência em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas contam pontos para o aparecimento de doenças. Sem a circulação de ar uma pessoa com gripe pode contaminar outras várias com facilidade.
Aumentar a imunidade ajuda a evitar gripes e infecções |
Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir as doenças típicas do frio, como ventilar os ambientes e cômodos das casas e do trabalho, manter-se agasalhado e utilizar umidificadores e vaporizadores se o tempo estiver seco.
Contudo, é com uma boa alimentação que conseguimos aumentar a imunidade e prevenir muitas infecções oportunistas. Diversos nutrientes possuem papel fundamental para manter o sistema imunológico fortalecido. São eles:
Alimentos para aumentar a imunidade |
- Vitamina A
Encontrada em frutas e vegetais de cor amarela, verde-escura e laranja. Os campeões são: manga, melão, mamão, damasco, cenoura, batata-doce, abóbora, couve, espinafre, fígado, ovos e algas.
A vitamina A é lipossolúvel, isso significa que precisa de alimentos gordurosos para ser melhor absorvida. Por isso a dica é acrescentar manteiga ou azeite no preparo dos legumes e das saladas. E consumir as frutas junto com uma semente oleaginosa, como castanhas, amêndoas, gergelim e sementes de girassol.
- Vitamina B6 ou piridoxina
Encontrada em alimentos de origem animal e vegetal, como vísceras, atum, leite, leguminosas, banana, gérmen de trigo, abacate, avelã e castanha de caju. Contudo, ela é sensível a incidência de luz solar e cozimento, e nesses processos ocorrem perdas de 10 a 50% do nutriente.
- Vitamina C ou ácido áscorbico
Os principais alimentos que são fonte de vitamina C são: as frutas como acerola, goiaba, laranja, limão~tangerina, kiwi, caju e morango. Os legumes e verduras ricos da substância: pimentão, brócolis, mostarda, ervilha, couve-flor e agrião.
Como essa vitamina é sensível ao calor e a luz, as frutas devem ser fatiadas e descascadas somente na hora do consumo, os sucos devem ser consumidos imediatamente após o preparo.
A pimenta do reino acelera significativamente a absorção da vitamina c pelo organismo, assim pode ser acrescentada no tempero da salada, na sopa e nos legumes.
- Vitamina E
Presente nas nozes, avelãs, amêndoas, óleos vegetais (De amendoim, girassol, soja, palma, cártamo e milho).
- Selênio
Presente nas ostras, castanha-do-pará, frango, carne vermelha e arroz integral.
- Zinco
Presente nas ostras, nozes, castanhas, frango, carne vermelha e arroz integral, farelo de aveia, feijão e sementes de abóbora.
- Proteínas
Encontradas nas carnes, derivados de leite, leguminosas, ovos e quinua.
A ingestão de uma dieta balanceada e nutritiva ajuda a aumentar a imunidade e trazer bem estar para o organismo. Invista em sua saúde, pratique atividades físicas beba muita água e alimente-se bem!
Postar um comentário