0
Você já ouviu falar na relação entre o aparecimento das temíveis espinhas com o consumo de leite? Pois bem, esse tema já gerou bastante polêmica por muito tempo, pois a alimentação não era considerada como algo relevante na piora dos quadros de acne.

Leite piora acne
Leite causa espinhas : O consumo afeta a saúde da pele


Entretanto, com os avanços bioquímicos atuais, a relação entre o aparecimento de espinhas associado ao consumo do leite deixou de ser um mito, e foi realmente comprovada. As pesquisas realizadas nos últimos 50 anos indicam que o leite e derivados, e também o excesso de açúcar, causam uma piora no quadro de acne, que resultam em cicatrizes de difícil tratamento. 

Apesar de ser um alimento muito nutritivo e proteico, é de difícil metabolização, e está muito relacionado à quadros de alergia, devendo ser evitado por pessoas que possuem um quadro clínico de acne mais severa.  Outro fator importante é que a acne na adolescência está fortemente ligada à atividade hormonal, e exames no leite mostraram progesterona derivada da placenta e também outros compostos hormonais produzidos nas glândulas mamárias da vaca.

Estes compostos são muito parecidos com o hormônio considerado como causa primária da acne, expondo as glândulas humanas de gordura a hormônios potentes para os quais não estão preparadas.

O consumo de leite e laticínios nos expõe aos hormônios produzidos permanentemente pelo animal, mas que estão aumentados durante a gestação de suas crias. Os seres humanos não foram projetados para ingerir estes hormônios seja na adolescência ou na maturidade.


Postar um comentário

 
Top