0

Cinco coisas que você precisa saber sobre o coração com arritmia (arritmia cardíaca)


Arritmia cardíaca: O que você precisa saber
Arritmia cardíaca: O que você precisa saber


Causado por uma mudança nos estímulos elétricos do coração, o problema é mais comum em portadores de doenças cardíacas, como hipertensão, infarto ou doença de Chagas.

1- O ritmo cardíaco é diferente em quem tem arritmia no coração. Por causa da alteração elétrica há variações na frequência dos batimentos, podendo estes ser mais rápidos (taquicardia), mais lentos (bradicardia), ou de forma irregular (descompasso). Sua pior consequência para a saúde é a morte súbita.

2- Há mal-estar geral. Os sintomas desse problema são variados, mas o mais comum é a palpitação ou a sensação de batidas irregulares no peito ou pescoço. Ocorre também falta de ar, cansaço fácil, dor no tórax, desmaios e perdas de consciência. Em outros casos, quem tem arritmia cardíaca, pode apresentar confusão mental, fraqueza e pressão baixa. Mas existem situações em que a arritmia cardíaca é assintomática.

3- A investigação é simples. O ideal é que ao sentir a taquicardia, ou qualquer diferença na pulsação procure-se um cardiologista. O diagnóstico pode ser feito com um eletrocardiograma, que é capaz até mesmo de detectar o risco de uma morte súbita. Há outro exame, como o estudo eletrofisiológico, que estimula o coração e induz a uma arritmia em pacientes com predisposição ao problema.

4- O tratamento nem sempre é com remédio. A recomendação varia de caso para caso, podendo ir de simples mudanças de hábitos, em pacientes com arritmias simples causadas por estresse ou uso de medicamentos, até procedimentos de ablação, que é uma espécie de cateterismo, implante de marca-passo, em casos de bradicardia grave ou implante de desfibrilador interno.

5- Adote hábitos saudáveis. Tenha uma alimentação equilibrada, rica em legumes, frutas e verduras, evite consumo de bebidas alcoólicas e energéticos, não fume, pratique atividades físicas sob orientação médica, dê atenção à saúde emocional e faça consultas médicas regularmente.

Arritmia cardíaca: O que você precisa saber
Arritmia cardíaca: Adote hábitos saudáveis

Postar um comentário

 
Top